Aqui há Bebé!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desmame nocturno...

2 participantes

Ir para baixo

Desmame nocturno... Empty Desmame nocturno...

Mensagem  moya Qui Jan 27, 2011 7:02 pm

Olá,
é com alguma mágoa que venho aqui postar sobre este tema, mas estou a ficar muito cansada...
Para além disso encontro muita informação sobre a amamentação, mas o desmame parece ser tido por uns como "tabú" e por outros como algo "para ser feito e pronto" (o que me parece muito cruel).
A minha filhota tem agora 22 meses e meio.
Quase até aos 7 meses, apenas lhe dei peito. Antes e depois disso sempre lhe dei mama a pedido.
Ao princípio ela estava a fazer noites muito boas: dormia cerca de 5 a 6h seguidas excepto quando passava por picos de cresciemnto.
Nós praticamos co-sleeping, o que facilitava as mamadas nocturnas. Porém, apesar de ela não me magoar, o facto de se agarrar à mama, não me deixa dormir enquanto amamento.
Desde os 12 meses de vida que a média de vezes que acorda passou de cerca de 2 a 3x por noite para 5 ou 6x para mamar, excepto quando está doentinha ou lhe está para nascer um dentinho (aí ainda é mais)... Sempre que me sente em casa, também só adormece à mama.
Como não a forçamos a comer nada que ela não queira, ela geralmente "vinga-se" na mama quando não gosta do jantar, ou seja, já sei que se numa noite ela janta mal, vai passá-la na mama...
Já tentei dar-lhe de mamar com ela a dormir (e resulta, obrigada Sofia!) mas ela volta a acordar passado algumas horas.
Eu sei que a prolactina está mais elevada à noite, sei que ela sente a minha falta porque eu durante o dia estou ausente, mas estou a ficar demasiado cansada desta situação.
Tenho que me levantar cedo de manhã para ir trabalhar e custa-me não dormir uma noite seguida há quase 2 anos... não consigo sempre fazer sestas ao fim-de-semana ou ir deitar-me mais cedo, porque há sempre coisas para fazer cá em casa ou na rua que não consigo fazer com ela acordada... Pelo que não recupero o sono. E agora com uma tese para escrever e entregar, além de acordar para dar de mamar, não consigo dormir com insónias de pensar no trabalho que tenho que fazer...
Mesmo assim, eu não quero deixar de amamentar a minha filha: sinto que a mama ainda nos traz muitos benefícios:
- relaxa-nos
- mantém o nível de anticorpos para a minha filha
- é um dos momentos que estamos só nós, juntinhas, sem mais preocupações
- quando ela não se alimenta, sustenta-a
...
Pensei em tirar-lhe a mama para dormir, mas acho que não é justo ou necessário. Nunca passei uma noite longe dela (e não tenciono faze-lo em breve), pelo que seria sádico estar a tirar-lhe a mama só para a "ensinar" a dormir sem ela. Porém quero limitar o nº de vezes que acorda durante a noite e quando acordar, quero partilhar esse "fardo" com o pai: ou seja, fazer algo que ele também possa ajudar, do tipo dar o biberon a ela.
Para tal estou a pensar substituir-lhe gradualmente as mamadas nocturnas (sem contar com a de adormecer) por um biberon com leite vegetal e/ou papa líquida. Possivelmente ela assim acordará menos vezes durante a noite (porque estará mais saciada) até conseguir dormir mais horas seguidas (ela e eu!)... Tenho é medo que ela se desinteresse da mama de todo...
Estou a pensar em amamentá-la mais frequentemetne durante o tempo que estiver com ela (se bem que não sei como isso é possível porque ela já mama sempre que estou com ela e que ela pede), e passar pelo menos 15 minutos de cada dia exclusivamente com ela a brincar (sem estar a tratar em simultaneo do jantar, da roupa, das compras, do banho, etc) para colmatar esta privação.
Será que me podes dar mais algum conselho ou sugestão?
obg...
m.

moya

Mensagens : 28
Data de inscrição : 01/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desmame nocturno... Empty Re: Desmame nocturno...

Mensagem  SofiaCarvalho Sáb Jan 29, 2011 9:06 am

Olá Moya,

Respondi-te primeiro no blog pois vi o teu post pela minha lista de blogs que sigo.
Entretanto, e, como este é um fórum público, acrescento mais algumas observações à resposta que já dei:

Eu não recomendo o desmame nocturno antes dos 12/18 meses (há que ver bem caso a caso se é realmente necessário). E mesmo após esta idade, se o bebé manter um ritmo que seja razoável para o descanso da mãe (1 ou 2 mamadas por noite) eu evitaria mexer muito nas rotinas dessa criança. No entanto, em casos como este, em que a bebé acorda quase de hora a hora, claramente não o faz (apenas) por questões nutricionais mas sim para compensar o facto de não ter sempre a mãe perto de si (sobretudo quando as mães trabalham e estão afastadas durante o dia). E para a mãe isso pode ser verdadeiramente extenuante e até comprometer a continuação da amamentação. Nestes casos, então o desmame nocturno é uma boa possibilidade a considerar.

Não deve ser algo imposto abruptamente (como aliás nada o deveria ser para as crianças) e é preciso paciência para que dê os seus frutos. Também se deve reduzir o horário nocturno sem mamadas a um período razoável para o bebé que está acostumado a mamar a pedido (por exemplo, 6 horas das 00:00 às 6:00h). Nesse período quando o bebé acordar devemos dar mimo, embalar, falar com ele sossegando-o, mostrar que estamos ali para ele(a) mas sem oferecer o peito. É normal que nas primeiras vezes fique um pouco zangado mas também pode acontecer (como eu também já assisti) que seja mais fácil do que aquilo que estamos à espera.

Deixo então o que escrevi no blog:

Olá,

Compreendo perfeitamente o que sentes... é difícil conciliar as exigencias da vida profissional com as necessidades das nossas crianças... mas não sintas mágoa por isso... és um ser humano como os outros e como tal também tens as tuas necessidades básicas e dormir é uma delas! Conheço por experiência própria (infelizmente) os efeitos da privação de sono e não desejo a ninguém, a minha sorte foi o G. espontaneamente ter começado a dormir mais horas seguidas por volta dos 18 m.

É possível fazer um desmame nocturno, continuar a practicar co-sleeping e dar muito amor e atenção aos filhos. Não é a mesma coisa que aplicar aqueles famosos "métodos" de indução de sono que apostam em deixar as crianças a chorar... deixo-te uns textos interessantes sobre o tema e desejo-vos tudo de bom,

Bjs

http://www.kellymom.com/bf/weaning/weaning-night.html
http://solucoes.multiply.com/journal/item/17
http://solucoes.multiply.com/recipes/item/15





SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos