Aqui há Bebé!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diastase da Sínfise Púbica

2 participantes

Ir para baixo

Diastase da Sínfise Púbica Empty Diastase da Sínfise Púbica

Mensagem  Helga Seg Jan 26, 2009 2:41 pm

Olá Sofia.
Gostava de saber se ter tido uma diastase da sínfise púbica num primeiro parto é impeditivo de ter futuros partos por via vaginal. Faço esta pergunta porque tive esta rara complicação pós parto e ao engravidar da minha segunda filha a minha obstetra recusou-se a fazer-me um parto normal. A minha segunda filha nasceu por cesariana programada num hospital público. Mas tive opiniões contraditórias. Um ortopedista foi de opinião que se o bebé fosse pequeno poderia nascer de parto normal (quando recorri ao ortopedista ainda tinha um afastamento de 0,8cm e estava grávida). Eu penso que a obstetra que me seguiu insistiu na cesariana porque a 2ª gravidez foi muito perto da primeira (9meses depois do primeiro parto engravidei da segunda filha). Será que seria agora possível um parto normal?
Imagino que seja uma pergunta complicada de responder já que mesmo entre a classe médica tive opiniões distintas, mas fiquei com a sensação que a médica não quis arriscar e jogou pelo seguro.
Obrigada por qualquer esclarecimento.

Helga

Helga

Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/01/2009
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Diastase da Sínfise Púbica Empty Re: Diastase da Sínfise Púbica

Mensagem  SofiaCarvalho Sex Jan 30, 2009 10:11 am

Olá Helga,

Bem, como sabes não sou médica mas daquilo que sei e do que andei a "investigar" sobre a diastase da sínfise púbica vou dizer-te aquilo que penso Smile .
Em princípio esta condição não é uma indicação absoluta para uma cesariana. Ou seja, nem tu nem um possível futuro bebé correriam risco de vida iminente num parto vaginal.
No entanto, creio que uma grande parte dos médicos poderá propor uma cesariana pois se a diastase reincidir na gravidez poderá dificultar o trabalho de parto, tornando-o mais moroso. As consequências para ti serão um pós-parto mais doloroso (como infelizmente bem sabes, porque já passaste por essa situação).
Por outro lado, quem sofre uma distase da sínfise pública, durante o seu processo de recuperação/cicatrização, pode acontecer que se criem algumas zonas de calcificação (uma espécie de calo ósseo) o que também poderia dificultar a saída do bebé durante um futuro trabalho de parto (em princípio seriam detectáveis através de raio-x).
Porém, um outro estudo que encontrei, dizia que é possível fortalecer a zona pélvica (como aliás se processa com toda a massa óssea) através de exercícios e um estilo de vida cuidado. O que reduziria as hipóteses de a diastase reicidir durante uma nova gravidez. Isto, excluíndo a hipótese das calcificações.
Em conclusão: há aqui muitas hipóteses e "se´s"... que só poderão ser aprofundadas por um médico ginecologista/obstetra.
A minha sugestão é que consultes um ginecologista que seja também apologista do parto natural (pois este tipo de opinião depende também das ideias do próprio médico). Só ele, a partir da tua história clínica e exames te poderá dar uma opinião mais concreta.

um beijinho

Sofia


SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diastase da Sínfise Púbica Empty Re: Diastase da Sínfise Púbica

Mensagem  SofiaCarvalho Ter Fev 17, 2009 4:00 pm

Olá Helga Smile

Desta vez não andava à procura e encontrei ainda mais informação sobre a diastase da sínfise púbica:

SPD is a painful condition which can occur when the pelvic ligaments soften during pregnancy. Pregnancy hormones cause these ligaments to relax, which allows movement of the pelvic bones during birth. Some women's ligaments soften more than others, and a great degree of softening can cause instability of the pelvic joints, and particularly the pubic symphysis, which is a joint at the front of the pelvis. While it can make pregnancy painful, it can certainly make labour easier as the pelvic ligaments stretch easily to allow the baby's head to pass through. It does not necessarily make labour more painful, although it can do. It is often recommended that women with this condition avoid having an epidural, because if anaesthetised below the waist, they may open their legs too wide, which can make the condition worse

fórum de discussão:

http://www.radmid.demon.co.uk/dsp.htm

Grupo de Suporte à dsp:

http://www.spd-uk.org/

Conselhos e Explicações gerais:

http://www.baby-pregnancy-ultrasound-3d-4d.co.uk/Pregnancy-SPD.htm

Relatos de parto com dsp:

http://www.homebirth.org.uk/rachelstacey.htm
http://www.homebirth.org.uk/sarahsky.htm
http://www.homebirth.org.uk/tearlach.htm
http://www.homebirth.org.uk/katemarshall.htm
http://www.homebirth.org.uk/saraheva.htm
http://www.homebirth.org.uk/cerysandcai.htm

Beijinhos
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Diastase da Sínfise Púbica Empty Re: Diastase da Sínfise Púbica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos