Amamentar só de dia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amamentar só de dia

Mensagem  Ines em Dom Maio 23, 2010 3:16 am

Olá, gostaria que alguém me pudesse tirar uma dúvida:
Bem é o seguinte, o meu bébé tem 3 meses e meio sempre desenvolveu bem com leitinho da mamã. Ha uma semana para ca ele tem dormido 8 horinhas seguidinhas (maravilha para mim) até chego a ficar com os peitos tao cheios que nºao consigo adormecer mais ate ele mamar. O que acontece é que ele durante o dia não dorme quase nada, e chora muitas vezes para mamar. Mas eu a partir da final da tarde começo a sentir que os meus peitos não enchem muito, e quanto mais se aproxima da noite pior e ele fica muito choroso... Não sei se é fome, não sei se é o soninho. Sei é que ele mama aos poucos, quer mamar a toda a hora e depois quando chega às 23h toma banho, mama e dorme até às 7h.
O que é que vocÊs acham? Será que por não dar a mama de noite o meu leitinho pode secar? Será que ele recebe o leite suficiente só durante o dia?
obrigada

Ines

Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/05/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Amamentar só de dia

Mensagem  SofiaCarvalho em Seg Maio 24, 2010 10:16 am

Olá Inês,

Bem-vinda ao fórum Smile

O facto do seu bebé dormir a noite toda não tem problema, desde que o seu desenvolvimento e aumento de peso esteja a ser normal e satisfatório.
É provavel que este padrão se venha a alterar com o tempo, ou seja, lá por dormir agora mais horas seguidas durante a noite, não significa que daqui a algum tempo não volte a acordar de noite para mamar. E nessa altura, deve voltar a dar-lhe o peito durante a noite, seguindo o princípio da amamentação "a pedido". Se seguir esse princípio terá sempre leite suficiente para o seu bebé.

Se entretanto o desconforto for muito grande (tal como a Inês refere que nem consegue voltar a dormir) pode fazer uma ligeira extracção manual, apenas um pouco para aliviar o desconforto e poder dormir mais confortável. Massage o peito com frequência para se certificar que não tem nódulos de leite e se o desconforto persistir pode aplicar frio (envolto num pano para não queimar a pele) durante 10 minutos para alívio e descongestionamento.

Também refere que ele "chora muitas vezes para mamar". Pode tentar evitar esta situação, observando os sinais de fome que o seu bebé dá antes do choro: movimentos de busca para os lados com a cabeça e boca, movimentos de sucção com a boca e língua, chuchar nos dedos... Se a Inês amamentar quando o seu bebé começa a dar estes sinais, isso talvez faça com que ele ande menos impaciente e chore menos. O choro é um sinal de fome tardio, geralmente significa que já estava com fome há algum tempo. Se começar a fazer esta observação em breve interpretará rapidamente estes sinais Smile
Deixo-lhe um texto e imagens sobre extracção manual.

Tudo a correr bem,

Sofia Carvalho

Retirada de Leite Manualmente

A melhor forma de retirar leie do seio é usando as próprias mãos. É prático, barato e não machuca os seios. O uso de bombas manuais pode prejudicar a amamentacão. São várias as razões para a retirada do leite:
• para dar ao bebê, quando não estiver com a mãe;
• para aumentar a produção de leite;
• para prevenir ou aliviar a congestão mamária.
Algumas mães sentem dificuldade de ordenhar seu leite, mesmo quando seus filhos são capazes de mamar todo o leite que necessitam. Não se deve avaliar a produção de leite pela quantidade que se pode extrair. Muitas são as razões para se ter dificuldade na retirada do leite, mas, principalmente, o aspecto piscológico interfere na descida do leite. Leia sobre a Fisiologia da amamentação, para compreender essa questão.

Como retirar o leite:

[img] Uploaded with ImageShack.us[/img]

• Antes de começar, lave bem as mãos;
• Se possível, ordenhe o leite em um local silencioso e tranqüilo. Imagine-se num local agradável e tenha bons pensamentos em relação a seu filho. Sua capacidade de relaxar-se ajudará a obter um melhor reflexo de ejeção de leite;
• Aplique compressa morna nos seios por 3-5 minutos antes de iniciar a ordenha.

• Faça uma massagem circular seguida de outra de trás para frente até o mamilo.
• Estimule suavemente os mamilos estirando-os ou rodando-os entre os dedos.
• Extraia o leite e despreze os primeiros jorros de leite de cada lado.
• Ordenhe o leite para um recipiente limpo de plástico duro ou vidro.
• Coloque o polegar sobre a mama, onde termina a aréola e os outros dedos por debaixo também, na borda da aréola.
• Comprima contra as costelas e também entre o polegar e o indicador, por detrás da aréola.
• Repita o movimento de forma rítmica, rodando a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas.
• Alterne as mamas cada 5 minutos ou quando diminua o fluxo de leite. Lembre-se de repetir a massagem e repetir o ciclo várias vezes.
• A quantidade de leite que se obtenha em cada extração pode variar. Não é raro que isto aconteça.

Atenção: Evite fazer isso:

[img] Uploaded with ImageShack.us[/img]

1. Não aperte o mamilo, pois pode machucá-lo.
2. Passar as mãos por todo o seio, como na ilustração pode machucar a pele.
3. Se você puxar o mamilo pode machucá-lo.
Depois da Extração:
• Depois da ordenha, passe umas gotas de leite nos mamilos e deixe-os secar ao ar livre.
• A aparência do leite que se extrai cada vez é variável. Ao princípio é claro e depois do reflexo de ejeção mais branco e cremoso. Alguns medicamentos, alimentos ou vitaminas podem mudar levemente a cor do leite. As gorduras do leite bóiam ao guardá-lo.
• Imediatamente depois de extraí-lo, feche e marque numa etiqueta a data, hora e quantidade.

Não desanime! A extração manual requer prática. Seja paciente!

Fonte: Wellstart International - Hand expression of Breastmilk (Tradução: Marcus Renato de Carvalho) e Manual Expression of Breastmilk: Marmet Technique by Chele Marmet and The Lactation Institute

Tradução: Prof. Marcus Renato de Carvalho.

avatar
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

Ver perfil do usuário http://aquihabebe.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum