Aqui há Bebé!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas amamentação

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Dúvidas amamentação

Mensagem  rosagomes Sex Mar 19, 2010 3:55 pm

Ola!
O meu filhote já tem 4 meses e mantenho amamentação em exclusividade e a pedido, contudo no último mês ele engordou pouco, 380g. Ele parece-me muito bem, com umas bochechinhas muito boas! E também não me parece passar fome mas eu fico preocupada.
Comecei a tirar leite e armazenar para levar para a creche, mas tenho medo de não conseguir leite suficiente. Também tenho uma dúvida em relação ao armazenamento do leite, depois de tirar o leite quanto tempo pode ficar no frigorífico até congelar? É que eu costumo tirar leite durante a noite mas às vezes não tenho uma grande quantidade e então guardo no frigorífico o leite e após a mamada das 3/4h da manhã tiro mais um pouco e como estou cheia de sono não me apetece ficar a espera que o 2º leite arrefeça para misturar os 2, então misturo e congelo só de manhã. Ou seja o leite fica no frigorífico 8/9h.
Outra dúvida prende-se com as mamadas com o leite armazenado, pode-se misturar leite tirado em dias diferentes?
Em relação à diversificação alimentar o que aconselha? Eu tinha pensado em começar pelas papas mais especificamente pelas papas da Nutriben que são a reconstituir com leite, no meu caso seria com leite materno. A papa de 8 cereais com mel foi a melhor do teste feito pela deco proteste por ter baixos níveis de açucares entre outros factores.
Mas será que vou conseguir tirar leite suficiente para a reconstituição da papa mais as mamadas da creche?
Enfim são muitas dúvidas mesmo!

Desde já agradeço a disponibilidade que dedica a esta causa, acho que deveria ser obrigatório cada centro de saúde ter nas suas equipas um conselheiro em aleitamento materno, de certeza que haveriam muito menos mães a desistirem da amamentação !

Um muito obrigada! Fico a aguardar os seus conselhos.

Bjs

Rosa Gomes

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Dom Mar 21, 2010 5:27 am

Olá Rosa, Bem-vinda ao fórum Very Happy

Parabéns pela amamentação do filhote!

Aproximadamente a partir do 3º ou 4º mês de vida, o ritmo de crescimento do bebé pode abrandar um pouco. Por outro lado, o desenvolvimento dos bebés nem sempre é linear, sendo que podem aumentar mais de peso nuns meses e depois estabilizar nos meses seguintes, com aumentos mais moderados. Como foi o crescimento do seu filho até aqui?
Se amamenta a pedido, reconhecendo os sinais de fome* (antes do choro) e o bebé faz uma boa pega, poderá olhar para outros factores. O seu filho esteve doente no último mês? Houve algo na sua rotina que se alterou? Continua a urinar com a mesma frequência, sendo a urina incolor e sem cheiro? No entanto, desde logo a Rosa refere que o bebé lhe parece muito bem, o que é um excelente indicador!

Daqui a quanto tempo é que terá que recomeçar a trabalhar? Terá hipótese de extraír leite no local de trabalho? Se tiver essa possibilidade, em princípio não terá que se preocupar em não ter leite suficiente, pois poderá extraír no trabalho o leite para enviar no dia seguinte e bastará manter um pequeno stock de leite congelado para alguns imprevistos.

Se planeia congelar o leite, este deverá ser congelado assim que possível depois de arrefecido, no entanto, pode deixar algumas horas, refrigerado (uma noite, como refere, não tem problema, não aconselho esperar mais do que 24h). Quando mistura os dois leites, convém que estejam à mesma temperatura. Enquanto o leite está no frigorífico, convém não o guardar na porta mas sim nas prateleiras para que sofra menos oscilações de temperatura.
Em relação ao leite que já foi congelado, pode misturar sempre desde que estejam os dois leites à mesma temperatura.

O tema da diversificação alimentar varia bastante de acordo com diferentes opiniões de pediatras, especialistas, etc. A alimentação é (também) uma questão cultural, portanto, segundo a OMS, o primeiro alimento do bebé pode variar de acordo com a cultura onde está inserido. Podem ser tubérculos (batata, cenoura, em sopa), cerais (papas) ou mesmo frutas.

É perfeitamente possível tirar leite para fazer as papas, até porque nos primeiros meses os bebés não vão conseguir ingerir grandes quantidades de papas... Mas se tiver dificuldades com a bomba ou com as extracções diga-me e podemos tentar algumas estratégias para facilitar as extracções.

Tudo a correr bem e vá dando notícias!

Bjs

Sofia

* Levar as mãos à boca para sugar, virar a cabeça para mamar quando está ao colo, fazendo movimentos de sucção com a língua, ou virar-se para mamar quando lhe passamos o dedo na cara. A mãe que amamenta também sentirá que é altura de alimentar o seu bebé quando sente o peito “cheio”. Não devemos deixar o bebé chorar para mostrar que tem fome. O choro é o seu último recurso e significa que estava com fome há algum tempo.
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty amamentação!

Mensagem  rosagomes Dom Mar 21, 2010 3:39 pm

Ola Sofia!
Muito obrigada por esta resposta tão rápida.
Em relação ao peso do Tomás, ele nasceu com 2990g, ao 1º mês estava com 3990g, 2º mês 5140, 3º mês 5690g e agora ao 4º mês 6070g. Continua a urinar frequentemente e sem características anómalas. Não esteve doente, somente uma conjuntivite bem malandra! Ele é um bebé super activo e esperto. Só durante a noite é que choraminga para mamar, mas nós "acampamos" no quarto dele e então dou-lhe logo maminha. Nós praticamos o co-sleeping até aos 3 meses e quando ele está mais agitado também vem para a nossa cama. O Tomá costuma dormir das 22h/22h30 às 4/5h mas estes 3 últimos dias tem acordado às 3h depois as 5h30 e depois as 7h30. Será um pico de crescimento?

Vou começar a trabalhar daqui 1 mês e meio mas vamos viajar durante 2 semanas por isso já comecei a tirar leite à cerca de 2 semanas.
No trabalho tenho possibilidade de tirar leite e também tenho frigorífico para o guardar o maior problema é que demoro cerca de 1h até chegar a casa (65km!), será que com um "recuperador" de frio ele se conserva bem até casa?
Em relação ao armazenamento do leite parece que estou a fazer as coisas correctamente!

Costumo fazer uma mamada fictícia às 2h da manhã para extrair o leite mas ultimamente tem sido muito cansativo e nem sempre consigo muito leite, 100cc + ou -.

Desde sexta-feira que sinto uma induração na mama esquerda, o que me está a deixar um pouco preocupada. O que poderá ser? Será melhor consultar um médico?

Muito obrigada! E até breve.

Bjs

Rosa

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Dom Mar 21, 2010 5:34 pm

Olá Rosa,

Pelo que refere o Tomás tem tido um desenvolvimento normal.
Poderá haver um pico de crescimento, ou também poderá ser que o Tomás "sentiu" a mudança para outro quarto e o facto de já não estar sempre perto da mãe... De facto, se o aumento do número de mamadas foi apenas durante a noite eu apontaria mais para essa hipótese do que para o "pico de crescimento". Lembre-se que apesar de cansativas, as mamadas nocturnas são uma óptima forma de manter uma boa produção de leite já que a hormona responsável (prolactina) está mais activa durante a madrugada.

Em relação ao transporte do leite, pode fazer a extracção e colocar o leite no frio dentro de um saco térmico. Quando regressar a casa, o frio que se acumulou no saco será suficiente para conservar o leite até chegar a casa e o colocar novamente no frigorífico. Quando começar o tempo quente, então aí já se justificará usar um acumulador de frio dentro do saco térmico.

Em relação à extracção, já pensou em tirar leite de manhã, por exemplo, em vez de madrugada? Dessa forma conseguiria descansar mais um pouco, nem que fosse nalguns dias. Pode experimentar, por exemplo, extraír leite de uma mama enquanto o Tomás mama na outra, aproveitando dessa forma o reflexo de ejecção de leite que o bebé provoca ao mamar.

Agora, em relação à dureza que sente no peito: é muito importante que tente "desfazer" esse nódulo rapidamente, antes que evolua. Se não tem febre e a mama não está ainda muito vermelha e dorida na zona do nódulo não necessita consultar um médico mas vou-lhe dar algumas sugestões que deverá seguir e depois a Rosa dir-me-à se resolveu a situação:

- continue a amamentar "a pedido" e com frequência, evitando estar muito tempo com a sensação de "peito cheio", sem dar de mamar
- coloque o bebé a mamar primeiro nessa mama, sempre que possível. Tente colocá-lo numa posição em que o queixo do Tomás aponte para a zona onde tem o nódulo (vamos tentar eliminar todos os "restos" de leite nessa área)
- antes da mamada (ou extracção) aplique uma fonte de calor na mama (durante uns 15 minutos) e massaje a zona do nódulo com as pontas dos dedos, em movimentos circulares, como que a tentar "desfazer" o nódulo (se sentir necessidade pode usar óleo de amendoas doces ou manteiga de cacau para os dedos deslizarem melhor). Quando puser o Tomás a mamar, continue a massajar mais um pouco a zona do nódulo.
- no duche, use o chuveiro para aplicar água quente na mama, com movimentos circulares e massaje com os dedos da mesma forma, sempre tentando "desfazer" a dureza
- após as mamadas/extracções coloque um pouco de gelo envolto num pano, apenas na zona do nódulo por 10 minutos

Continue com estas medidas até o nódulo desaparecer por completo.

Tudo a correr bem,

Bjs

Sofia
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Amamentação

Mensagem  rosagomes Seg Mar 22, 2010 1:35 pm

Muito obrigada pela ajuda, ela é muito preciosa! Vou seguir os seus conselhos e logo lhe dou noticias.

Em relação às mamadas do Tomás acredito que se devem mesmo a um pico de crescimento, não físico mas psicomotor porque há uns 2 ou 3 dias que o Tomás começou a agarrar as coisas, a acalmar-se mais sozinho no automóvel e no carrinho dele e também a ser mais paciente. Nós continuamos a dormir no quarto dele num colchão e ele na caminha dele, quando vejo que ele está mais queixoso trago-o para a nossa cama.

Gostava também de saber como posso tirar o curso de conselheira em aleitamento materno. Sou enfermeira e confesso-lhe sem pudor que pensava estar mais bem preparada no que diz respeito ao aleitamento materno mas não estava! Acho que se me tornar conselheira serei uma mais valia para as minhas utentes (trabalho num centro de saúde). O único problema é onde se lecciona o curso, já que não posso ir para muito longe devido ao Tomás .

Bem, já me alonguei bastante!

Mais uma vez agradeço-lhe imenso pela ajuda.

bjs

Rosa

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Seg Mar 22, 2010 4:26 pm

Olá Rosa,

É muito bom que também tenha vontade de ajudar outras mães pois ainda há muito a fazer neste campo Very Happy

O Centro de Saúde onde trabalha já tem Cantinho de Amamentação? Se sim, poderá começar por se informar com as colegas, pois a DGS promove cursos de Conselheiras em Aleitamento Materno OMS/Unicef, periodicamente, em alguns hospitais.

Caso contrário também pode contactar a Mama Mater (http://www.mamamater.org/index.html) ou a Sos Amamentação (http://www.sosamamentacao.org.pt/default.aspx?language=pt-PT) para saber quando serão as próximas formações na sua área.

Também tem outro curso para profissionais, promovido pela Info Ser Mãe (http://www.infosermae.pt/actividadesservicos.htm) que apesar de não ser o curso oficial de Conselheiras em Aleitamento Materno, é um curso de qualidade para profissionais, baseado nas últimas evidências ciêntíficas. A Info Ser Mãe também disponibiliza um curso online, que pode ser útil para a Rosa, pelo que refere.

Já notou alguma melhoria no nódulo?

Bjs

Sofia
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Amamentação

Mensagem  rosagomes Qua Mar 24, 2010 9:37 am

Ola Sofia!
Aqui estou para lhe dar noticias do nodulo, segui os seus conselhos e hoje acordei e parece que o nodulo desapareceu! A ver vamos. É curioso que a minha mãe quando eu tinha 4 meses, aconteceu-lhe uma situação parecida mas na altura receitaram-lhe uma pomada que infelizmente lhe secou o leite .

Qual é o factor que provoca este endurecimento? Quais são os cuidados a ter para que isto não volte a acontecer?

Vou dando noticias.
Um muito obrigada do fundo do coração.
Bjs

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Qua Mar 24, 2010 11:53 am

Olá Rosa,

Fico contente por saber que o nódulo já desapareceu!

Também já tive uma mãe que me disse que um médico lhe recomendara colocar uma pomada no peito para tratar um nódulo. Mas além de não ser necessário não é aconselhável. A única coisa que se pode por é um emoliente, de preferência vegetal e sem químicos, por isso sugiro óleo de amêndoas doces ou manteiga de cacau, pois assim não precisa de lavar o peito antes de amamentar (ainda que deva sempre evitar os mamilos quando os coloca).

Os nódulos normalmente surgem por acumulação de leite na mama. Ocasionalmente também podem ser provocados por traumas na mama (uma pancada grande, por exemplo, soutiens com aros metálicos muito apertados, etc). São os chamados ductos bloqueados e, se não forem tratados, podem evoluír para uma mastite.

Para evitar, deve-se dar de mamar em regime livre, evitando estar muito tempo sem amamentar, evitar usar soutien apertados, deixar o bebé esvaziar bem a mama até ao fim e ir variando a posição em que se dá de mamar para que o bebé esvazie bem toda a mama.

Bjs

Sofia
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Amamentação

Mensagem  rosagomes Seg Mar 29, 2010 12:08 pm

Ola Sofia!

Aqui estou mais uma vez! Em relação às mamocas está tudo bem graças a Deus!

O Tomás nunca teve horários para mamar mas notava que os intervalos durante o dia rondavam as 2h. De à uns dias para cá ele mama frequentemente mas muito pouco, 1 ou 2 min., muitas vezes faz intervalos inferiores a 1h. Durante a noite às vezes não aguenta 3h seguidas e também mama muito pouco tempo e adormece profundamente. Porque será que está a acontecer isto?
Outra coisa curiosa é que ele tira a mama da boca, ri-se para mim e põe a mão dele na boca!(safado!)
Ele adormece frequentemente à mama tanto para as mini-cestas como para a noite.
Acha que há problemas de necessitar da mama para adormecer?

Fico sempre preocupada que ele não engorde o suficiente e que a médica me diga para iniciar diversificação alimentar antes dos 6 meses. Preocupações de mãe inexperiente!!!

Muito obrigada pela ajuda preciosa.

Bjs

Rosa Gomes

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Qua Mar 31, 2010 4:26 am

Olá Rosa,

O facto do Tomás mamar durante menos tempo é normal com o crescimento.
O que acontece é que ao fim de 3/4 meses os bebés tornam-se verdadeiros especialistas a mamar e conseguem fazer mamadas mais eficientes em menos tempo.
A única coisa a ter em conta é que ao mamar muito pouco de cada vez (será mesmo apenas 1 minuto?) pode estar a beber menos leite do final (mais calórico) e apenas leite do início. Para tentar evitar isso a Rosa pode, quando vê que o Tomás mama mesmo muito pouco de uma mama, voltar a oferecer-lhe a mesma mama passado pouco tempo para tentar que ele beba o leite calórico do fim. Mamar durante 4 ou 5 minutos pode parecer pouco mas é o que muitos bebés, a partir desta idade, necessitam para retirar todo o leite necessário.

Quanto ao aumento do número de mamadas poderá ser um surto de crescimento. Desde que a Rosa esteja atenta e lhe continue a dar sempre o peito a pedido, dentro de alguns dias o número de mamadas estabilizará novamente.

Adormecer na mama é algo muito natural para os bebés. Além de alimento, o peito da mãe é também calor, protecção, carinho, conforto... por isso é mais do que natural que gostem de adormecer confortados, no peito. Se isso para a Rosa não for um problema, então tudo bem, não há qualquer mal.

Vá dando notícias,

Bjs
Sofia
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  rosagomes Qui Abr 01, 2010 11:42 am

Ola Sofia!
Mais uma vez muito obrigada pela sua resposta tão rápida.
O Tomás esta noite já dormiu 6h seguidas, o que é óptimo! Mas durante o dia ele mama muitas vezes mesmo e por vezes muito pouco tempo, então já tinha começado a fazer o que me aconselhou, dou de mamar na mesma mama outra vez.

Em relação ao dormir à mama, não me causa nenhum transtorno. O problema não é adormecer à mama mas necessitar da mama para adormecer!! Durante o dia só à mama é que ele consegue dormir umas mini cestas e isso é que me preocupa com a ida dele para a creche.

Um muito, muito obrigada e até breve!

Bjs

Rosa Gomes

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Qui Abr 01, 2010 12:16 pm

E se for outra pessoa a adormecê-lo sem estar a Rosa por perto? Já experimentou deixá-lo por algum tempo sozinho com o pai, avó, tia, etc...? Conseguiram adormecê-lo sem maminha?
Normalmente eles são muito inteligentes e sabem que à mãe podem "exigir" a maminha, enquanto que se forem outras pessoas já não o fazem pois sabem que ali não há maminha Wink

Bjs
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  rosagomes Qui Abr 01, 2010 4:17 pm

O Tomás nunca ficou com mais ninguém a não ser comigo, vivemos meios isolados sem muita família. Vamos agora passar duas semanas a casa dos meus pais a Paris e logo vejo como ele reage as sestas sem a mamã!

Bjs


Rosa Gomes

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  rosagomes Qua Abr 14, 2010 11:22 am

Ola Sofia!!
Ca estou em Paris, aproveitei para começar a dar leitinho ao Tomas para se habituar antes de ir para a creche. Comprei o copo evolutivo da Avent, li no forum do sosamamentaçao que era indicado para a transiçao com a mama, so que o Tomas nao lhe pega!!! Tentamos o biberon normal, o copo evolutivo, o copo, a colher mas nada, ele rejeita completamente.
Estou a ficar preocupada porque daqui a 3 semanas ele vai entrar na creche e nao sei o que devo fazer. Segunda-feira ele faz 5 meses, apesar de querer muito manter amamentaçao exclusiva até aos 6 meses ja pensei introduzir a papa mas tambem nao resolveria o problema.
Ele vai ficar na creche cerca de 7h e nunca ficaria satisfeito so com uma papa! Nao sei mesmo o que fazer.

Ele tambem continua a mamar muito durante a noite, faz um primeiro sono de 3h e depois é de 2 em 2h e depois das 6 da manha é a todas as horas!!! Estou a ficar exausta o que me preocupa quando retomar o trabalho. Nao sei como vou aguentar, tenho de fazer 130 km diarios de carro e tenho medo que me dê o sono.

Peço desculpa pelo desabafo mas nao sei o que fazer mas acredito que tudo tem uma soluçao.

Brigada e ate breve.

Bjs


Rosa Gomes

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  SofiaCarvalho Qui Abr 15, 2010 9:15 am

Olá Rosa Smile

Quando os bebés têm a amamentação muito bem estabelecida, muitas vezes não é fácil oferecer o leite de outra forma. A recusa do bebé é normal, se ele mama tão bem, porque é que agora lhe querem por outras coisas (não tão macias nem quentes ou familiares) na boca? (deve ser mais ou menos isto que eles pensam...).

Vejo que a Rosa já conhece as alternativas mais habituais: copo, colher, seringa ou copo evolutivo. O biberão é o que menos aconselhamos pelo facto de se correr o risco que o bebé a médio prazo comece a rejeitar o peito. No entanto, há mães/pais para quem essa acaba mesmo por ser a solução mais práctica para quando estão longe do bebé. Se assim for, recomendamos que usem uma tetina de recém-nascido (com o menor orifício) para que o bebé controle melhor o fluxo de leite, tal como o faz na mama.

Não há nenhuma solução imediata, aquilo que pode fazer é ir insistindo, dando-lhe tempo para que se habitue a esta "novidade". Molhe o seu dedo no leite e ponha na boquinha dele, quando for dar pelo copo/biberão para que ele perceba o que é aquilo.
Tem sido a Rosa ou outra pessoa a oferecer o leite? Normalmente os bebés aceitam melhor o leite se for outra pessoa a dar...
Mantenha a tranquilidade (até porque o bebé percebe o seu "stress" proveniente desta situação) para que o Tomás se sinta seguro para aceitar o biberão/copo.
Em 3 semanas ainda tem tempo para continuar a fazer a habituação ao copo. Se decidir introduzir a papa pode fazê-lo apenas na semana antes do seu regresso ao trabalho.

Quanto às noites, compreendo bem o seu receio... a verdade é que um bebé de 5 meses ainda é muito pequeno e é normal que acorde várias vezes para mamar durante a noite. Uma das alternativas para esta fase pode ser o co-sleeping... recordo-me que a Rosa já estava a fazer a passagem do Tomás para o seu quarto... mas a nível de evitar o cansaço pode ser uma ajuda... também pode tentar dar mais vezes de mamar antes de se deitar (há bebés com os quais isto resulta). Por exemplo, dar uma mamada "extra" antes de se deitar, mesmo que o Tomás esteja a dormir (já experimentou amamentá-lo a dormir?).

No entanto, pode haver um outro motivo para que ele acorde de hora a hora... pode ter sido a alteração da rotina, podem ser "dentinhos" ou qualquer outra coisa que o possa incomodar...

Continuação de boas férias!

Vá dando notícias

Bjs

Sofia
SofiaCarvalho
SofiaCarvalho

Mensagens : 123
Data de inscrição : 30/12/2008
Localização : Lisboa/Sintra

http://aquihabebe.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  rosagomes Qui Abr 15, 2010 10:10 am

Ola Sofia!

Tem sido a minha mae e o meu marido a tentar dar o leitinho ao Tomas. O biberon ele so o morde, deve ajudar as gengivas dele, o copo evolutivo ele nao deve perceber como funciona!!!! Acho que tentar molhar o bico no leite pode ser uma boa soluçao. Directamente pelo copo ele tambem nao apreciou muito mas hoje experimentei a dar-lhe um golezinho d agua e ele bebeu! Amanha ou sabado vamos tentar novamente, logo se vê a reaçao.

Em relaçao ao dormir, esta noite ja dormiu 5h seguidas o que foi optimo. Acredito que este ambiente diferente com muito movimento e muitas pessoas a volta dele o tenham influenciado. Vamos aguardar para ver como a situaçao vai evoluir quando voltarmos para casa.

Nao me canso de lhe agradecer todos os conselhos que me da e a tranquilidade que me transmite. Um muito obrigada mais uma vez.

Bjs Rosa

rosagomes

Mensagens : 9
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas amamentação Empty Re: Dúvidas amamentação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos